terça-feira, 2 de agosto de 2011

Deus existe e a porta não está fechada


Segundo pesquisa feita em 2005 pelo Instituto Gallup, 97,5% da população mundial acredita na existência de Deus. O grande problema não é o ateísmo, mas a indiferença religiosa e a ausência de Deus na vida pessoal. Estamos esbanjando a nossa fé, colhendo migalhas aqui e acolá, assentados sobre uma montanha de ouro. Precisamos acabar com tamanho desperdício. Se Deus existe, se Jesus nos abriu um novo e vivo caminho, se a porta está escancarada, aproximemo-nos dele! 

Aproximemo-nos de Deus para adorar 
Adorar é a arte de enxergar Deus na criação, na história, na religião, na teologia cristã. Santo Agostinho, nos últimos anos do quarto século e nos primeiros do quinto século, escreveu: “Observe, com atenção, o céu e a terra, a força das sementes, a ordem dos tempos. Fique de olho nos fatos e busque aquele que os criou. Creia naquele que você não vê por causa daquilo que vê”. Esse homem, nascido no norte da África e convertido dramaticamente aos 33 anos, explica: “Admiremos o Deus invisível através de suas obras visíveis”. 

Aquele que finalmente descobre o Artista não consegue ficar sem adorar. Ele começa a admirar a Deus, glorificar a Deus, elogiar a Deus, amar a Deus, cantar louvores a Deus, dobrar a cerviz dura e os joelhos trôpegos diante de Deus, e até a negar a si mesmo para ajustar o seu modo de vida com a vontade de Deus. 

Aproximemo-nos de Deus para agradecer 
Agradecer é a arte de exercitar a memória, de lembrar e relembrar, de visitar e revisitar a própria história para catar e enumerar as muitas intervenções recentes ou remotas de Deus em nossa vida. Daí a auto-exortação do salmista: “Que todo o meu ser louve ao Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos” (Sl 103.2, NTLH). Esse exercício retroativo pode começar de trás para diante (dos favores mais distantes para os favores mais próximos) ou de diante para trás (dos favores mais próximos para os mais distantes). 

Para tornar possível e sincero o agradecimento, é preciso trazer à memória tanto a dor como a passagem da dor, tanto a doença como a cura, tanto o sentimento de culpa como o alívio do perdão, tanto a depressão como o sumiço da depressão. É preciso lembrar o desconforto anterior para valorizar o conforto posterior, e enxergar com emoção a diferença entre um e outro. Depois de curados, nove dos dez leprosos esqueceram-se depressa demais do desconforto e não voltaram para dizer “muito obrigado” ao Senhor (Lc 17.11-19). 

Aproximemo-nos de Deus para confessar 
Confessar é a firme determinação de interromper o cansativo e inútil esforço de esconder de si mesmo o pecado, ou de não se incomodar com ele. É a arte de admitir diante de Deus, sem justificativa alguma, toda mazela, toda fraqueza, toda transgressão de sua lei e de sua vontade, por meio da menção do nome dos pecados cometidos (Lv 5.5). C. S. Lewis dizia que “todos nós temos pecados suficientes para sermos intragáveis”. É preciso pôr esse lixo para fora, pois o pecado armazenado provoca o peso da mão do Senhor sobre a cabeça do faltoso e adoece a alma e o corpo. 

É preciso lembrar o pecado cometido para confessar, e confessá-lo para não mais lembrar dele. Pois a verdadeira confissão remove a crise provocada pelo pecado e restaura a comunhão arranhada ou interrompida. Por meio dela, a higiene da alma é cuidadosamente mantida. Santo Agostinho ensina que “o início das boas obras é a confissão das obras más”. 

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