sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Mal de Asafe

 Existe o mal de Alzheimer e o mal de Asafe. Este último ainda não está catalogado como doença, mas tem feito mais vítimas do que o terrível mal de Alzheimer. Enquanto a doença de Alzheimer corrói a mente, vai apagando todas as lembranças e transforma o corpo outrora vibrante num saco de carne e ossos, a doença de Asafe também corrói a mente, vai apagando todas as certezas e transforma a alma outrora vibrante num saco de dúvidas e revolta.

O mal de Alzheimer chama-se assim por causa do médico alemão Alois Alzheimer, que reconheceu e localizou a doença cem anos atrás (1906). O mal de Asafe chama-se assim por causa do seu mais famoso paciente, um tal de Asafe, ministro de música, cuja experiência está num dos cânticos do saltério hebraico. No salmo 73, ele mesmo se queixa da doença, dá o diagnóstico e descreve sua cura.

As vítimas do mal de Asafe são propensas à zombaria, à militância ateísta, à agressão, ao álcool, às drogas, à devassidão, ao suicídio. Não poucos personagens bíblicos padeceram desse grave distúrbio. Há muito mais pacientes da doença de Asafe do que da doença de Alzheimer. Nem todos alcançam a graça da cura, como aconteceu com o próprio Asafe. 


Texto 1 - Quase Escorreguei
Texto 2 - Até Quando?
Texto 3 - Guarda, quanto ainda falta para acabar a noite?
Texto 4 - Até Quando Terei de Viver?


Nenhum comentário:

Postar um comentário