quinta-feira, 14 de abril de 2011

Quem são nossos heróis?

"Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra." Romanos cap. 13 vs. 7

Todo ser humano é dinamizado de maneira positiva em resposta as propostas da vida por motivações, sejam elas externa ou internamente concebidas de idealizações que fazemos.

Nossas construções psicológicas, são ávidas por "mitos" que personifiquem a necessidade interior que temos de nos espelhar em alguém que traduza nossos anseios e projeções pessoais não realizadas e, que acabam sendo fruto de transferências inconscientes.

É por essa razão, que os super-heróis e os super-astros produzidos pela ficção ou mesmo por realidades históricas, ganham um espaço privilegiado de veneração no nosso coração, que é o encontro daquilo que gostaríamos como realizações concretas e da possibilidade ainda que fantasiosa de se auto-satisfazer com a pacificação do desejo cumprido na esfera das imaginações.

De forma alguma quero aqui desmerecer, tantos heróis que de fato contribuíram para o bem e para a edificação de tudo o que representa vida, dando assim sua parcela para a humanidade com o alto preço da abnegação e auto-sacrifício, não é isso, minha intenção é olhar além do idealizado e perceber que existem muitos heróis que sequer pisaram a calçada da fama, mas que fazem um sucesso e diferencial imenso no nosso convívio, e que não são percebidos pela familiaridade, casualidade e simplicidade.

Não penso da mesma forma em relação aos mitos que são projeções da utopia imaginária das nossas frustrações, pois eles nos blindam do enfrentamento com a realidade, e acabam por seqüestrar nossa sensibilidade de discernir que os verdadeiros heróis estão mais próximos do que pensamos!!!

Esses, os verdadeiros heróis, são sublimados pela própria grandeza que possuem dentro de si, pela estreita conexão e relação com nossa realidade, pois são eles que choram conosco quando estamos tristes, são eles que dão gargalhadas conosco quando estamos alegres, são eles que nos levantam quando estamos caídos, são eles que nos socorrem quando estamos desamparados!

De quem estou falando? De gente simples do chão da vida, do dia a dia, do téte a téte, gente que não precisa de capa, máscara, espada, maquiagem ou super produção para deixar absolutamente claro que são nossos exemplos palpáveis e dignos de serem admirados, imitados e divulgados pela nobreza de caráter, humildade, humanidade e proximidade.

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Ponte Rasa II existe porque passaram por aqui alguns heróis. Heróis que se esforçaram... mesmos cansados estavam lá, ou melhor, aqui, ou melhor ainda, lá e aqui (Pai Herói e Ponte Rasa II). Heróis que fizeram visitas. Heróis que evangelizaram. Heróis ensinaram a Palavra da Verdade. Heróis que choraram por causa da justiça. Heróis que viveram muitas coisas e passaram por sofrimentos que nem mesmo sabemos, por amor a Obra de Deus. Enfim, muitos desses heróis já se foram, alguns são poucos lembrados, outros até, infelizmente, esquecidos por alguns. Mas todos esses heróis que passaram por esta igreja deixaram marcas, contribuiram significativamente para a construção de pessoas melhores e consequentemente de um mundo melhor, é por isso que queremos dizer quem são os nossos heróis.
Digerentes, Auxiliares, Pastores e Co-pastores que heróicamente fizeram história na congregação de Ponte Rasa II.

João Marcos - Francisco Lemos - Geraldo - Renato Junior - Aristeu Junior - Rubem Amorim - Emanuel Jailson - Zenóbio - Irmão Sérgio - Fábio Magalhães - Gilson - Sílvio - José Orlando da Silva.

Estes são os heróis de Ponte Rasa II.

3 comentários:

  1. A Paz!

    Belo texto! Parabéns pela homenagem!

    Deus em Cristo vos abençoe!

    Renato Menezes

    ResponderExcluir
  2. Gente, primeiro quero agradecer aos meus queridos companheiros (Angelo Barbosa, Andrew Roger e Rodrigo pelos seus comentários, pois pude ver em suas palavras sentimentos e sensibilidade de quem realmente soube o que o Pai Herói representou para todos nós... Parabéns!
    Eu me converti em 1997 na Nipo Brasileira onde fiquei até o final do ano 2000, ali foi onde pude dar os meus primeiros passos na carreira cristã conhecendo e apreciando a Bíblia, aprendendo e até dando aula na EBD (Nas crianças e nos adolescentes) e me lembro até da minha primeira pregação em um dos livros mais difíceis que foi o Capítulo 2 e 3 de Ezequiel... Sem juízo nenhum...rsrsrs. Muitas vigílias, consagrações, orações e jejuns. Aprendi a conviver com um grupo de Jovens maravilhoso e muito mais...
    Mas no final do ano 2000 eu me encontrei com os meus melhores amigos (Andrew Roger, Alexandre, Rodrigo e eles me fizeram um convite pra que eu fizesse parte do conjunto de Jovens de Pai Herói onde 99% da Igreja era composta de Jovens, começando pelo 1º Dirigente João Marcos com 20 anos de idade...
    E foi lá em Pai Heroi que pude realmente viver os mais lindos momentos de minha vida espiritual. Quando chequei em Pai Herói a EBD era frequentada por cerca de 4 alunos e com muita dificuldade, ate´que os meus lideres sentiram no coração de me dar a oportunidade de ministrar um tópico da aula e quando terminei eles mesmos disseram você será o nosso professor e foi daí que tudo começou a EBD cresceu, se fortaleceu, desenvolveu professores e muita amizade. O Pai Herói foi uma linda escola para todos nós, ali aprendemos a ensinar, a pregar, a evangelizar, a fazer trabalhos sociais, a fazer visitas, a expulsar demônios, a trabalhar pelo próximo, a fazer culto nos lares, a fazer culto ao ar livre, a sorrir, a amar, a brincar, a pensar, a saber falar em público, a se portar em público, a se divertir em prejudicar a nossa espiritualidade, Aliás brincando e desenvolvendo a nossa espiritualidade.
    Enfim, foi no Pai Heroi caimos muitas vezes, como homens fracos e falhos mas sempre tinhamos a mão companheira de uma irmão (a) para nos ajudar a levantar, muitas festas, muitas alegrias, algumas tristezas, muitas experiências com Deus. Foi ainda no Pai Herói que aprendemos até a nos vestir com terno e a dar muitos nós em gravatas (Silvio... Saudades)MUITA ELEGÂNCIA NOS TRAJES, A COLOMBO AGRADECE...
    ESTOU EMOCIONADO DE LEMBRAR DE TUDO ISSO........
    Quanta gente boa, quanta coisa boa. Valeu a pena fazer parte da congregação de Pai Herói Obrigado Senhor!!! Mais uma vez Obrigado!!!
    Da cogregação de Pai Herói saíram professores de EBD, presbíteros, evangelistas, diáconos, dirigentes de congregação e auxiliares, missionários, homens e mulheres dignos de honra e bençãos do Senhor. Valeu !!!
    Mas não para por ai, hoje a congregação de Pai Herói continua dando frutos através desse veículo de comunicação, da escola Teológica, EBD, Círculo de Oração, Grupo Teatral, Orquestra, Conjunto de Jovens e entre outros...
    Finalizo Agradecendo aos meus queridos dirigentes, auxiliares, esposas e filhos por tudo o que pude aprender e desenvolver juntos. Agradeço a todos os demais amigos, membros e congregados que fizeram parte dessa linda história, um grande abraço a todos... Obrigado!!!

    William e Thais Cota

    ResponderExcluir
  3. Tive a oportunidade de dirigir a antiga congregação de "Pai Herói", atual congregação de Ponte Rasa II, por quase cinco anos. Foi um período de rico aprendizado, e muitas bençãos alcançadas! (Algumas experiências estão relatadas em http://evfabiomagalhaes.blogspot.com)

    Não me considero um herói. Agradeço a Deus, por ter confirmado nossa passagem em Ponte Rasa II, e a todos os irmãos pela consideração.

    Desejo sucesso aos novos dirigentes da congregação, o corpo de obreiros, e toda a equipe de líderes e cooperadores!

    Tenho certeza de que a benção do Senhor continuará sobre vocês!

    Um grande Abraço.

    ResponderExcluir