“Eu sou o Leão. O leão que o perseguiu e o forçou a encontrar-se com Aravis. Fui eu o gato que o consolou na casa dos mortos. Fui eu o leão que espantou os chacais para que você dormisse. Fui eu o leão que assustou os cavalos a fim de que chegassem a tempo de avisar o rei Luna. E fui eu o leão que empurrou para a praia a canoa em que você dormia, uma criança quase morta, para que um homem, acordado à meia-noite, o acolhesse”
Aslam para Shasta, em As Crônicas de Nárnia: O cavalo e seu menino
A história se passa em Nárnia. Um Leão persegue um menino. Sua presença se nota no meio da noite, ou na areia da praia. Em nenhum momento o menino passa despercebido. Cada segundo, cada detalhe, o Leão não perde nada. Está lá para assustar ou proteger. A história poderia se passar em qualquer lugar…
Aqui, como num conto de fadas, caminho na noite e Tu me persegues. Momentos incontáveis de medo. Encontros forçados, pavores. Os sustos, as sombras. Quando achei que tivesse me perdido, com ritmo e sem preocupação, fui perseguida.
Cuidou de mim em meio ao perigo. Os chacais vieram para me destruir. Você os espantou. Nadou comigo e não morri na praia. Quando precisei dormir sozinha no escuro, deitou ao meu lado e me aqueceu. Jamais estive só. E tantas vezes acreditei que fossem fantasmas…
Assustou-me. Mudei a direção e encontrei quem me ajudaria a chegar. Deixou-me com medo, e ele me fez correr. No caminho, nos encontramos. Provou minha coragem ao atacar os mais queridos. Eu O encarei, decidida a não fugir mais. Feriu alguns, afagou outros. Imponente e majestoso, espantoso como um leão no meio da noite, em todo o tempo Você estava lá.
Permitiu momentos de dor e incerteza. A vida espancou-me e me fez chorar. Achei que estivesse contra mim. Perdi. Só então notei: se estás comigo, nada falta. Foi quando chorei que olhei para Ti. A dor me fez voltar. Agora trilho o caminho e me reencontro com quem fui criada para ser. Porque Você faz tudo cooperar para o bem.
Só no fim o menino conseguiu ver Aslam. E eu agora vejo. Nunca desistiu e me conquistou. Preocupou-se com cada detalhe, cercou-me com laços de amor. Andou comigo. Sempre desejou que estivéssemos juntos.
Ainda é noite. Ando na grama molhada. Passos me seguem. Meu coração pulsa. Tenho medo, mas agora sei que é Você.
“Caminhando a seu lado, maior do que o cavalo, estava um Leão. O cavalo não parecia ter medo, ou talvez não o visse. Era dele que vinha a luz dourada. Ninguém jamais viu algo tão belo e terrível”
Aslam para Shasta, em As Crônicas de Nárnia: O cavalo e seu menino
_________
Eliceli Bonan24 anos, é jornalista, missionária de JOCUM na base em Curitiba (PR). Gosta de ler, ver filmes, tocar instrumentos musicais…