quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pureza de conduta

“Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a sua palavra.”
Sl 119:9 (versão Almeida séc. XXI)
A maioria (senão todos) os jovens cristãos já ouviram pelo menos uma pregação ou leram ao menos um texto sobre o versículo acima. Mas quando a gente ouve muito da mesma coisa, acaba tampando os ouvidos para mensagens bastante importantes, ainda que inconscientemente. Fico às vezes pensando porque o autor usou a juventude como tema tão específico num versículo desse Salmo que fala sobre as maravilhas da palavra de Deus. Por que seria tão importante dar esse alerta aos jovens?
Como jovem, posso me arriscar a dar algumas respostas. Inclusive, ouso arriscar dizer que esse versículo hoje é ainda mais relevante do que na época em que foi originalmente escrito. Somos considerados adultos pela sociedade, mas muitas novas responsabilidades são literalmente jogadas sobre nós depois que saímos da escola. Para muitos de nós, é o primeiro contato com o mercado de trabalho e a concorrência por espaço – seja numa faculdade, com o vestibular, ou mesmo no próprio trabalho, para conseguir uma vaga ou uma promoção.
O vestibular em si muitas vezes é assustador. Provavelmente muitos que estão me lendo passaram vitoriosos por esse sufoco há pouco tempo. Alguns ainda terão que fazer cursinhos pré-vestibular. Mas não é simplesmente a concorrência que assusta, afinal, estamos decidindo a profissão que desejamos praticar para o resto de nossas vidas! É muita responsabilidade.
Além, é claro, dos hormônios a mil e as tentações da juventude atual. Não precisa nem de uma pesquisa para constatar que a geração anterior não tinha tantos problemas para lidar com a pornografia quanto hoje. Até mesmo quando não queremos somos expostos a ela (em banners de sites, em propagandas na TV). E esses são apenas dois dilemas da juventude atual que já justificariam um versículo como o do Salmo 119:9.
Acho importante salientar que pureza, a meu ver, não diz respeito apenas à santidade sexual. Pureza é qualidade daquele que não está contaminado. Um produto puro é aquele que não contém misturas de outros elementos senão o de sua própria natureza. Puro é aquilo que não está sujo. E, como bem sabemos, todo pecado nos torna sujos, impuros, contaminados.
Portanto, como pode o jovem manter pura a sua conduta? Como ele vai conseguir esse feito num mundo pervertido, impuro e maculado como o nosso? Ora, é claro que ele não pode fazer isso sozinho. A não ser que viva de acordo com a palavra de Deus. E apenas pela graça podemos viver assim.
Uma vez alcançados por tamanha misericórdia, iremos querer viver em atitude de submissão e agradecimento por toda a nossa vida, e viveremos de acordo com a palavra de Deus. Por isso, oremos. Oremos para que a graça de Cristo nos alcance e possamos querer aquilo que Ele quer que nós queiramos. Oremos para que sejamos santos e puros. Oremos para que a graça dEle continue conosco.
__________
Dani Nogueira, 23 anos, escreve pro blog Trintaetrês. A moça ainda se diz uma aspirante a escritora, mas já entrevistou o Philip Yancey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário