quarta-feira, 11 de maio de 2011

Um Chamado a Oração - Tempo de Orar


O sábio Salomão disse que há tempo para todo propósito debaixo do céu: nascer e morrer, plantar e arrancar o que se plantou, matar e curar, derrubar e construir, chorar e rir, prantear e dançar, espalhar pedras e ajuntá-las, abraçar e se conter, procurar e desistir, guardar e jogar fora, rasgar e costurar, calar e falar, amar e odiar, lutar e viver em paz (Eclesiastes 3.1-12).

Estas palavras não são recomendações a respeito do que fazer no tempo, pois a Bíblia jamais encorajaria odiar e matar. Salomão faz constatações e reconhece que a vida é assim. Independentemente do nosso desejo ou escolha há circunstâncias em que choramos, somos obrigados a arrancar o que plantamos, derrubar o que construímos, desistimos de sonhos para evitar a teimosia doentia e até mesmo contemos no peito a vontade de abraçar alguém que amamos, dando ao outro seu necessário espaço de liberdade, pois o amor é assim.

A vida é assim: cada coisa no seu tempo e tempo para todas as coisas. Por esta razão, a Bíblia faz algumas recomendações para quem deseja vencer o tempo. A primeira delas é discernir o tempo (Salmo 90.12). Contar os dias significa viver sem displicência, prestar atenção em cada momento, buscar a compreensão de cada fase da existência, prestar atenção em cada circunstância, ler as entrelinhas das situações e perscrutar o propósito de cada período da vida.

Outra recomendação bíblica é "remir o tempo" (Efésios 5.16). Remir o tempo significa viver sem desperdiçar o tempo, aproveitar bem cada oportunidade e realizar o sentido e o propósito de cada momento e fase da vida.

Mas para que isso seja possível, isto é, para que você seja capaz de discernir e remir o tempo, há outra recomendação que deve observar: orar em todo o tempo (Efésios 5.18). Ganhe tempo orando, aproveite cada minuto para orar e ore sempre, sem cessar. Viva todas as suas circunstâncias em oração, apresente cada momento, cada fase da vida e toda e qualquer situação a Deus em oração. Para suportar os dias maus, ore. Para desfrutar os dias bons, ore. Para mudar o curso da vida, ore. Para deixar-se transformar e crescer, ore.

É tempo de orar. Orar para aprender a viver. Orar para saber para onde sopra o vento. Orar para se deixar levar pelo vento. Orar para responder à vida com dignidade. Orar para viver para a glória de Deus. Orar para não perder tempo. Orar para ganhar tempo. Orar para discernir o tempo. Orar para remir o tempo. Orar sempre, sem cessar. Orar porque temos um Pai que ouve nossa oração. Orar porque "Deus irá ouvir nossa oração, nosso fardo vai sobre si levar, pois Deus está presente". Ontem, hoje e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário