quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Aprender a Esperar...


É de suma importância aprender a esperar o desenrolar dos acontecimentos. Eles estão em fila e obedecem a uma ordem pré-estabelecida, como se fosse uma peça de teatro, cujos personagens entram no palco no momento exato. Chama-se de notícia o acontecimento que acaba de se dar. Chama-se de história a soma e o significado de uma série de acontecimentos dentro de certo período de tempo. Chama-se de precipitação a infeliz interferência na ordem certa dos acontecimentos.
Os acontecimentos são como elos de uma corrente. Eles são sucessivos, um após outro. A seqüência deles é esclarecedora e diretiva. Os acontecimentos abrem e mostram o caminho pelo qual se deve andar. Deus revela o seu plano não de uma vez, mas progressivamente, por meio de acontecimentos nem sempre previstos e aguardados. Muitas vezes Deus mostra o resultado final mas não revela com antecedência os detalhes do itinerário que se deve seguir nem as etapas pelas quais há de se passar.
Foi assim com a chamada de Abraão. Era para ele sair da sua terra, da sua parentela e da casa de seu pai, para uma terra que Deus lhe mostraria posteriormente (Gn 12.1). Como conseqüência, Abraão seria uma bênção para todas as famílias da terra. Deus não lhe deu, todavia, o plano de viagem nem a pauta que deveria cumprir. Isso viria depois, com a marcha dos acontecimentos.
Rute, a viúva moabita, aprendeu com a sogra a arte de aguardar os acontecimentos. Noemi havia ensinado a ela: “Espera, minha filha, até que saiba em que se darão as coisas” (Rt 3.18). Tanto Rute como Boaz sabiam esperar e não atropelavam os acontecimentos, até mesmo na questão de sexo antes do casamento. Embora tenham ambos passado uma noite inteira a sós na eira, sendo ele solteiro e ela uma jovem viúva, e estando ela perfumada e vestida com a melhor roupa (Rt 3.3), Boaz só coabitou com Rute depois de a haver desposado (Rt 4.13). O sexo na eira seria algo brutal e precipitado, pois os dois estavam ainda acabando de se conhecer.

>>> Retirado de Pastorais Para o Terceiro Milênio (Editora Ultimato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário