terça-feira, 16 de agosto de 2011

Salomão e o adultério

1 (Com entendimento e sabedoria) você será capaz de evitar a mulher imoral que tentar conquistá-lo com palavras sedutoras — a mulher que se esquece dos votos sagrados do casamento e é infiel ao seu marido. Se você for à casa dela, estará seguindo o caminho da morte, quem vai até lá está perto do mundo dos mortos. O homem que visita essa mulher não consegue voltar para a estrada da vida. 

Os lábios da mulher imoral podem ser tão doces como o mel, e os seus beijos, tão suaves como o azeite; porém quando tudo termina, o que resta é amargura e sofrimento... Afaste-se desse tipo de mulher. Não chegue perto da porta da sua casa. 

(As instruções) livrarão você da mulher imoral e das suas palavras sedutoras. Não seja tentado pela sua beleza nem caia na armadilha dos seus olhos tentadores. Qualquer homem pode ter uma prostituta por pouco dinheiro, mas o adultério custará a ele a sua própria vida. O homem que dorme com a mulher de outro corre esse mesmo perigo. Quem fizer isso terá de sofrer muito. 

4 
Uma vez eu estava olhando pela janela da minha casa e vi vários rapazes sem experiência; mas notei que um deles era mesmo sem juízo. Esse rapaz estava andando pela rua, perto da esquina onde morava uma certa mulher. Ele passava por perto da casa dela, ao anoitecer, quando já estava tudo escuro. E aconteceu que essa mulher foi encontrar-se com ele, vestida como uma prostituta e cheia de malícia. Ela era espalhafatosa e sem vergonha e estava sempre andando pelas ruas. Ficava esperando em alguma esquina, às vezes numa rua, outras vezes na praça. Ela chegou bem perto do rapaz e o abraçou e beijou. Então, com um olhar atrevido, disse: “Paguei hoje os meus votos e a carne dos sacrifícios de gratidão está comigo. Por isso saí procurando você. Eu queria encontrá-lo e você está aqui! Já forrei a minha cama com lençóis de linho colorido do Egito. Eu a perfumei com mirra, aloés e flor de canela. Venha, vamos amar a noite toda. Passaremos momentos felizes nos braços um do outro. O meu marido não está em casa; ele foi fazer uma longa viagem. Levou bastante dinheiro e só volta daqui a alguns dias.” Assim ela o tentou com os seus encantos, e ele caiu na sua conversa. E, num instante, lá foi ele com ela, como o boi que vai para o matadouro, como um animal que corre para a armadilha, onde uma flecha atravessará o seu coração. Era como um pássaro que entra num alçapão, sem saber que a sua vida está em perigo. Agora, meu filho, escute! Preste atenção no que vou dizer. Não deixe que uma mulher como essa ganhe o seu coração; não ande atrás dela. Pois ela tem sido a desgraça de muitos homens e tem causado a morte de tantos, que nem dá para contar. Se você for à casa dessa mulher, estará caminhando para o mundo dos mortos, pelo caminho mais curto. 

O adultério é uma armadilha onde caem as pessoas que o Eterno detesta. 

6 Meu filho, preste bem atenção no que eu digo e siga o exemplo da minha vida. As prostitutas e as mulheres imorais são uma armadilha perigosa e sem saída. Como um ladrão, elas esperam pelas suas vítimas e tornam muitos homens infiéis. 

Uma esposa infiel age assim: comete adultério, toma um banho e depois diz: “Não fiz nada de errado!” 

8 
Não gaste toda a sua energia com sexo nem todo o seu dinheiro com mulheres, pois até reis já se destruíram assim. 

(Textos retirados dos Provérbios de Salomão) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário