A Trindade é um mistério, não somente no sentido bíblico de que se trata de uma verdade anteriormente oculta e depois revelada, mas também no sentido de que o homem não pode compreendê-la e não pode torná-la inteligível. É inteligível em algumas de suas relações e de seus modos de manifestação, mas é inteligível em sua natureza essencial.
Os numerosos esforços feitos para explicar o mistério, foram todos especulativos e não teológicos. Invariavelmente redundaram no desenvolvimento de conceitos triteístas ou modalistas de Deus, na negação ou da Unidade da essência divina ou da realidade das distintições pessoais dentro da essência.
A real dificuldade está na relação em que as pessoas da Divindade estão com a essência divina e uma com as outras; e esta é a dificuldade que a igreja não é capaz de remover, podendo, apenas tentar reduzi-la a suas apropriadas proporções mediante uma apropriada difinição de termos.
A Igreja jamais tentou explicar o mistério da Trindade, mas procurou somente formular a doutrina de modo que fossem evitados os erros que a ameaçam.
No Próximo módulo do Curso de Teologia Básica, este será o tema: A Trindade. Contamos com a participação e empenho de todos os alunos. (fonte:Louis Berkhof, em Teologia Sistemática)
Pb. Orlando Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário