quinta-feira, 12 de maio de 2011

Quem são nossos Heróis - Parte 6

Pb. Rubem e Família - Sede Belém
 
Sinto-me honrado em ter participado da história da congregação de Pai Herói/Ponte Rasa II.

Fiquei feliz em receber a homenagem e o titulo de Herói no contexto do artigo “Quem são nossos Heróis”,

Ao ver o depoimento dos que passaram pela amada congregação me veio como um filme em minha mente o momento em que ali cheguei para ser o dirigente auxiliar...

Foi assim: Estava eu com 22 anos recém casado, juntamente com minha esposa Débora, na época gestante com uma gravidez de alto risco.

Naquele momento eu exercia algumas lideranças: Vice Coordenador Setorial da Mocidade, Coordenador Setorial dos Adolescentes, Regente Setorial da Mocidade, Regente dos Adolescentes e quando recebi o convite para assumir a direção auxiliar da congregação de Pai Herói/Ponte Rasa II, com alegria e motivação aceitei.

Perguntei ao Pastor Setorial Almérico M. Pedroso referente às atividades e liderança que exercia na Sede-Vila Rio Branco ele me comunicou que continuaria exercendo todas as atividades e que deveria estar nos trabalhos da sede sem faltar.

Fomos para a congregação de Pai Herói/Ponte Rasa II no dia 19/08/2001 onde encontrei meu amigo, Renato Junior que era o dirigente da congregação. Fui muito bem recebido e acolhido por ele, por sua esposa Adriana e todos os componentes da congregação.

Na primeira semana ali, brotaram em minha mente e coração muitos planos e sonhos para ajudar na obra de Deus.
Tenho o hábito de planejar e registrar tudo ( ou quase tudo ) o que faço, então, coloquei as idéias no papel, comuniquei ao meu dirigente Renato Junior e fizemos uma reunião em sua casa. Ai foi só glória! As nossas famílias reunidas em volta da mesa com uma bela pizza, (Lembra Junior?)
Ali, expus o que tinha planejado e ele me deu toda liberdade e apoio para realizarmos os trabalhos que eram viáveis para a congregação.

Na época o Willian era o superintendente da Escola Dominical (aliás é oportuno mencionar que o considero um estudioso e grande professor das escrituras). Comuniquei-o sobre a idéia de implementamos o Café com Deus na congregação de Pai Herói/Ponte Rasa II. Ele também aceitou e nos apoiou em tudo, inclusive na organização.

O resultado do Café com Deus foi surpreendente! Já tínhamos uma Escola Dominical até bem freqüentada, com aproximadamente 17 pessoas sendo 10 alunos adultos, 5 crianças e 2 professores Esse número para uma congregação de aproximadamente 60 membros era o bom , no entanto com o advento do Café com Deus o número de participantes na Escola Dominical, para nossa surpresa, aumentou de tal forma que ficamos com aproximadamente 50 pessoas. Era muito bom! Cada um trazia um ingrediente para tomamos café todos juntos na igreja. Era prazeroso aquele momento de comunhão que antecedia a Escola Dominical.

Foi maravilhoso, ver a alegria tomar conta daquele lugar. O Willian que há muito vinha orando e se esforçando para trazer o melhor para a Escola Dominical, através de seus estudos que certamente tomavam boa parte do seu tempo, ficou muito feliz. Quantas noites ele passou em claro estudando a palavra, quantas reuniões ele fez, e quantos apelos ele pronunciou para que os irmãos se reunissem e participassem da Escola Dominical que, a meu ver, é umas das mais importantes reuniões da igreja. Naquela manhã pudemos ver não só ele, mas, toda a igreja feliz. Deus atendeu a oração! . A Escola estava repleta e isso indubitavelmente foi um estímulo para todos nós.

Com tal crescimento, a Escola Dominical teve de ser reformulada, pois agora tínhamos alunos adolescentes, pré-adolescentes, jovens, crianças, discipulado e adultos, para um espaço muito pequeno. E lá foi a direção da igreja, nomear e empossar professores para as novas classes.
Alguns diziam para mim: _ Mas eu não sei ensinar. Eu então respondia: _ Não tem problema podemos aprender juntos!

Reunimo-nos com alguns jovens: Alexandre, Rodrigo, Roger, Edson Junior entre outros e passamos o que sabíamos sobre como comunicar a palavra de uma forma simples, amorosa e objetiva.
E eles juntamente com outros jovens começaram a se desenvolver no ensino e a realizar os trabalhos da Escola Dominical.
Não poderia deixar de salientar as grandes qualidades destes jovens:
ROGER: Uma pessoa espiritual e humilde, e reconheço que é um dos maiores pregadores da palavra de Deus do setor 36. Eu sempre falo isso para ele.
RODRIGO: É um ganhador de almas! Nunca vi um jovem ganhar almas para Jesus como ele!
IRMAOS LEMOS ( Composto pelos irmãos Alexandre, Andressa, Leandro e Leonardo): Os melhores cantores que já tivemos em todas as épocas da mocidade do setor 36, jovens com uma qualidade musical, indiscutível.
EDSON JUNIOR: Jovem destemido, alegre, glorificava a Deus nos cultos e sempre dizia: Jesus como eu te amo! Glorificava e chorava de alegria. Sua presença era notória, fazia a diferença!
SILVIO ANSELONI: na época líder da mocidade. Era um jovem alegre, disposto, muito presente, detalhista, caprichoso não deixava faltar nada, realmente umas das pessoas mais dispostas que conheci naquela congregação. Sempre oro por ele!
JOEL MONTEIRO: Ele deixou um grande legado nesta congregação sempre enfatizou a amizade entre todos e fez muitos amigos ali. Foi e é referência para muitos jovens, embora cooperasse na Sede do setor sempre esteve presente em todos os eventos aos quais era convidado demonstrando, assim, exemplo para todos. Valeu Joel, a semente foi plantada ali e você é um dos semeadores e por que não dizer um dos heróis?

Dentre os projetos iniciamos, também, uma Escola de Música no dia 20/10/2001, que foi liderada pela maestrina e professora Edna Soares, sogra do dirigente da congregação Renato Junior. A irmã Edna aceitou de pronto o convite para iniciarmos a escola, apesar das muitas atividades musicais que exercia no setor, aceitou o desafio, e também nos permitiu colocar o nome “Escola de musica “Edna Soares”. As aulas eram aos sábados das 10hs às 12hs, tínhamos 19 alunos matriculados. Registro, aqui, a nossa gratidão à maestrina e professora irmã Edna pela disposição, alegria, seriedade, amor e dedicação na área musical do nosso setor 36.

Como nosso espaço era pequeno para o aprendizado da música e demais atividades, fomos até a sede do setor em Vila Rio Branco, onde o pastor setorial que então, devido á transição passou a ser o Pr José Ivanildo da Silva, permitiu que levássemos algumas divisórias e também uma bateria acústica, uma mesa de som, entre outros equipamentos para assim qualificarmos mais os estudos da nossa congregação.

Lembro-me também que chegamos a fazer uma campanha para compra de um imóvel na Rua José de Queiros, ao lado da Escola Edukandarium, – Rua da feira de sábado onde o terreno tinha a metragem de 10x 29 = 290 m2, totalmente plano e murado pronto para construção e na época tinha valor de R$ 65.000,00. Eu achei muito interessante o preço e pensei que a igreja pudesse adquirir aquele imóvel, mas não tivemos verbas suficientes para a aquisição.

Vivemos, também muitos momentos espirituais ali dentre os quais destaco:

Num culto de domingo dia 04/11/2001 dois jovens foram batizados com espírito santo, o Rodrigo e a Elenilda (neta do irmão Amaro). Em outro domingo, também num culto memorável do dia 18/11/2001 após o apelo, 11 adultos e 2 crianças se entregaram a Jesus. Deus nos reservou muitos momentos especiais ali, como poder presenciar 10 pessoas descerem às águas batismais.

Agora, uma experiência que aumentou a nossa fé em Deus foi a gestação da minha esposa Débora, pois quando fomos para a congregação de Pai Herói/Ponte Rasa II descobrimos que ela estava gestante da nossa filha Ingrid Valentine e sabíamos, pelos médicos, que teríamos poucas chances de ver a nossa filha nascer, pois ela era gerada em útero com múltiplos miomas de grande porte que chegavam a pesar mais de 4kg , fora isso a Débora teve um outro risco, a placenta prévia o que dificultaria o nascimento de uma criança perfeita.

Durante todo o tempo da gravidez, recebemos o carinho, a proteção e o amor dos irmãos da congregação e eu, particularmente, tive a plena compreensão do nosso dirigente Presbítero Renato Junior. Inclusive, sua esposa irmã Adriana Sousa foi um anjo que Deus colocou em nossas vidas pois por intermédio dela a Débora teve tratamento e cuidado especial no Hospital Leonor Mendes de Barros local onde a mesma trabalhava. Adriana, mais uma vez muito obrigado por tudo!
A gravidez prosperou e Deus fez grandes coisas por nós. Após 9 meses Deus nos deu um milagre. Onde poderia vir o defeito veio a perfeição, onde poderia vir a doença veio a saúde, onde poderia vir o aborto veio o nascimento, onde poderia vir a frustração veio o regozijo, onde poderia vir uma criança desnutrida e pequena, veio uma linda menina pesando 3,595kg e medindo 54cm.
Deus permitiu sermos pais!
Dou graças a Deus por poder, novamente, compartilhar este milagre, pois todas as igrejas do setor 36 - Vila Rio Branco e em especial a congregação de Pai Herói atual Ponte Rasa II clamaram conosco e viveram essa experiência que acrescentou em muito a nossa comunhão com Deus.

Nosso tempo ali foi curto: apenas 5 (cinco) meses e 11 (onze) dias, mas foram momentos intensos, felizes, de muito trabalho e muitas realizações até que no dia 29/01/2002 nosso pastor setorial José Ivanildo da Silva nos levou de volta para a sede do setor, pois como mencionei no início, além das atribuições como dirigente auxiliar também mantínhamos a liderança e regência da mocidade e dos adolescentes na sede do setor em Vila Rio Branco. Então deixamos a congregação onde ficou uma parte do nosso coração.

Mais uma vez agradeço pela menção honrosa no artigo intitulado “Quem são nossos Heróis”, se pela graça de Deus fui um herói para alguém, a congregação de Pai Herói atual Ponte Rasa II foi uma heroína para mim e para a minha família.
 

Pb. Rubem e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário