terça-feira, 15 de março de 2011

Comentários das Lições 11, 12 e Apêndice

  Olá pessoal, a Paz do Senhor a todos que gostam da EBD, demoramos para lançar os comentários de algumas lições, mas aí vai mais dois comentários e mais um apêndice pra vocês ficarem ainda mais atualizados nos assuntos dos Atos dos Apóstolos.

Lição 11: O PRIMEIRO CONCÍLIO DA IGREJA DE CRISTO

- Lucas, no livro de Atos, bem demonstra, desde o seu início, que uma mentalidade judaizante dominava os discípulos de Cristo Jesus. A própria questão levantada por eles, antes da ascensão, a respeito da restauração do reino a Israel (At.1:6), bem demonstra como os discípulos ainda não haviam se conscientizado de que a obra da Igreja visava todas as nações da Terra (At.1:8).

- A própria escolha de Matias, com a devida “venia”  das opiniões contrárias, revelava este pensamento judaico, visto que a “necessidade” de haver doze apóstolos para o revestimento de poder somente se podia explicar pela esperança decorrente da promessa de Cristo de que os apóstolos haveriam de julgar as doze tribos de Israel (Mt.19:28; Lc.22:30).  (Leia mais... acesse o espaço da EBD e faça o download do comentário)

Lição 12: AS VIAGENS MISSIONÁRIAS DE PAULO
- Como já temos visto, o ministério do apóstolo Paulo começou ainda em Damasco, pois, logo após sua conversão, o antigo perseguidor passou a pregar ousadamente naquela cidade, mostrando a todos os judeus que Jesus era o Cristo (At.9:20). Notamos aqui que, a exemplo dos demais discípulos, neste momento o apóstolo ainda não se desprendera do judaísmo, pregando somente para judeus.

- Este ardor de Paulo mostra-nos claramente a presença do “primeiro amor” entre aqueles que se convertem ao Senhor Jesus. O encontro com o Senhor Jesus, a atração provocada pelo Espírito Santo que nos faz ir até o Senhor (Jo.12:32) é um aspecto que caracteriza a transformação operada em o novo crente e se trata de um fator que não pode, de modo algum, faltar na continuidade da vida do crente. Não é por outro motivo, aliás, que o Senhor Jesus censurou a igreja em Éfeso precisamente pela perda deste “primeiro amor” (Ap.2:4). Que todos nós possamos ser como Paulo que, tendo iniciado sua vida cristã com este ardor, foi assim até o final, como testemunhou ao seu filho na fé Timóteo (II Tm.4:7). Só quem agir desta maneira, será salvo (Mt.24:12,13)! (Leia mais... acesse o espaço da EBD e faça o download do comentário)
Apêndice 02: O GOVERNO DA IGREJA PRIMITIVA
- Em complemento ao estudo deste trimestre letivo sobre o livro de Atos, falaremos, ainda que sucintamente, a respeito do governo da Igreja, questão das mais tormentosas ao longo da história da Igreja.

- O livro de Atos dos Apóstolos dá-nos o princípio a respeito do governo da Igreja, mostrando que há governo mas que, também, nesta matéria, há uma multiformidade. (Leia mais... acesse o espaço da EBD e faça o download do comentário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário