segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Sofrimento das vitimas no Rio de Janeiro

A maioria das pessoas que viram, mesmo que de longe, os acontecimentos na região serrana do Rio de Janeiro sentiu um nó na garganta diante de tamanho sofrimento e ao mesmo tempo diante de tamanha impotência. Muitas familias desfeitas, em alguns casos familias inteiras mortas. Dores, desespero, agonia, sofrimento...
Há quem diga que Deus não estava presente nesses momentos de agonia e que se ele existe porque há sofrimento? Bom... essa é uma pergunta que há muito tempo se faz e existem muitas respostas pra ela. Mas posso dizer uma coisa:

Deus está lá!

Deus está lá... comunicando consolo, revitalizando forças e renovando a esperança… é uma ação da graça comum. Deus está lá despertando a solidariedade, através de gente como os serventes, com quem pode contar no casamento, em Caná da Galiléia!

Deus está lá... na conscientização que gera mobilização, e na provocação ao arrependimento, em ambos os casos, por meio do ministério do Espírito Santo de “Convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo” Jo 16.8. Para tanto Deus conta com a Igreja, instruindo-a a “Procurar a paz na cidade para onde fomos desterrados e orar por ela ao Senhor; porque na sua paz nós teremos paz” Jer 29.7.

Ao ordenar que a Igreja procure a paz da cidade, Deus está ordenando envolvimento com os problemas e com a administração da mesma, onde devemos “Abrir a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham desamparados… buscando que se julgue retamente e que se faça justiça aos pobres e aos necessitados” Prov 3.8,9. Ao instar-nos a interceder pela cidade, determina-nos a orar em favor dos que “Se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito” 1Tm 2.2; para que Deus tenha o coração do imbuído de autoridade na sua mão, porque quando o Senhor pode inclinar tal coração este se torna dessedentador e, portanto, promotor de justiça (Pv 21.1).

Diante de cataclismos como este que ora assistimos, somos, como Igreja, exortados a prática dos três aspectos de nossa ação proclamadora: a profética, que é, antes de tudo, preventiva, denunciando qualquer possibilidade de desvio, exigindo correção de curso, para que se evite o catastrófico, envolvendo-se como parte da solução, por meio da influência que os seus membros podem exercer pessoalmente, e por sua capacidade de mobilização, e de formação de opinião pública; a sacerdotal, intercedendo, principalmente, por saber que só com a força do Senhor é possível, principalmente, à autoridade não ser vencida pelo mal (Mt 6.13) e a diaconal, quando diante do inevitado , que é, ora, o caso, demonstramos, por nossas boas obras, a presença do Deus misericordioso, que, mesmo diante do descaso da humanidade para consigo, não se deixa sem dar testemunho de sua existência e de seu amor.
 

2 comentários:

  1. Isso mesmo, concordo com seu discurso e digo que o que aconteceu lá com certeza não foi e não é a Vontade Perfeita de Deus, mas Deus permitiu para mostrar que nossas atitudes têm uma conseqüência, digo isso em relação a má ocupação do solo e muitos outros fatores, mas Deus estava lá mesmo assim cuidando dos seus e dando uma nova chance a muitos... e com certeza hoje o povo de Deus pode demonstrar o seu amor ajudando materialmente e em oração...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela informação e pela observações feitas.
    Sabemos que muitos morreram e entre eles também havia servos do Senhor.
    Se existe culpado ou não uma coisa podemos dizer Deus esta lá e sempre esteve.
    Deus quando criou o céu e a Terra ele não o fez em um só dia poderia ter feito mais não o fez esta atitude traz para nós uma grande lição Deus planejou cada detalhe com sua beleza e as dividiu de uma forma segura para que todos vivessem em harmonia.
    Assim também deveria agir os governantes planejar de forma segura cada cidade etc...!E não deixar a população ir construindo mesmo diante da necessidade.
    A coisa que Deus faz mais a coisas que nós devemos fazer.

    Minha oração!
    "Ouve, SENHOR, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas.”
    Senhor seja sobre este povo os teus cuidados Senhor providenciando para eles consolo, suprindo suas necessidades físicas,espirituais e materiais em nome do seu filho amado Jesus Amém!

    ResponderExcluir