terça-feira, 13 de março de 2012

QUAL É O SEU TALENTO?




Nunca os programas que procuram talentos fizeram tanto sucesso. Seja na TV aberta, ou por assinatura, programas como Ídolos, Qual o seu talento, Raul Gil e etc têm conquistado o público. Mas...  afinal de contas, o que é Talento?

           

Vamos descobrir:

            A palavra talento vem da palavra grega tálanton que era uma medida de peso usada na Grécia e em Roma. Era uma quantidade de ouro ou prata.
            A palavra passou a ser utilizada como sinônimo de habilidade, dom, aptidão e inteligência por conta de uma estória contada pelo Senhor Jesus, conhecida como a parábola dos talentos.

            Veja:

            Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens, e a um deu cinco talentos, e a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles e granjeou outros cinco talentos. Da mesma sorte, o que  recebera dois granjeou também outros dois. Mas o que recebera um foi, e cavou na terra, e escondeu o dinheiro do seu senhor. E, muito tempo depois, veio o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles.  Então, aproximou-se o que recebera cinco talentos e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem  está,  servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles ganhei outros dois talentos. Disse-lhe o seu senhor: Bem  está,  bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mas, chegando também o que recebera um talento disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; e, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o  que é  teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabes que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei; devias, então, ter dado o meu dinheiro aos banqueiros, e, quando eu viesse, receberia o que é meu com os juros. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver, até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes. (Mateus 25.14-30)

            Esta estória nos traz algumas lições:

1.      Jesus nos chamou e nos entregou talentos.
2.      Os talentos que recebemos são dados de acordo com a nossa capacidade.
3.      Todos recebemos talentos!
4.      Devemos usar os talentos que recebemos para conquistar outros talentos.
5.      Quando não utilizamos os talentos que recebemos sofremos prejuízos!

           
            Às vezes ficamos em dúvida sobre qual é o nosso talento. Veja se você se identifica com os talentos/dons que descreverei abaixo:

ñ  Naturais: são aqueles que nascemos com eles, ou desenvolvemos pelo aprendizado.  Exemplos: tocar, cantar, falar em público, escrever, desenhar, pintar, representar e etc.
ñ  Ministeriais: são aqueles que são dados por Cristo visando o aperfeiçoamento dos santos. Exemplos: ensinar, liderar, administrar, servir, animar, socorrer e usar misericórdia.

            Espero que você tenha se identificado com algum dos talentos que descrevi, ou tenha desejado aprender, ou desenvolver, algum talento natural para servir ao Senhor.

            Mas... Como podemos usar os talentos que Deus nos deu? Como podemos multiplicar os talentos que Deus nos deu? Estou usando mal o “meu” talento, e agora? Em breve!

Evangelista Fábio Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário