quarta-feira, 27 de julho de 2011

Precisamos realmente da teologia ?


Numa era de relativismo em que a sociedade não acredita mais em absolutos, é imprescindível que saibamos que o nosso Deus tem verdades absolutas.

O ateísmo, o agnosticismo, o relativismo, a ética situacional, o existencialismo, e outras filosofias do homem pós-moderno têm saturado esta geração, causando assim uma grande necessidade de uma forte e saudável teologia.

Mais de que uma confiança passiva em Deus, a fé cristã é um engajamento sério e prático com os ensinamentos de Cristo, a fé que de uma vez por todas foi confiada aos santos.

Todos aqueles que se dizem cristãos deveriam saber em QUEM creram, no QUÊ creram e, POR QUÊ creram! Esse conhecimento não pode ser adquirido sem o estudo sério das Escrituras auxiliado pelo processo teológico.

Conhecer em quem temos crido determinará o nosso caráter. Saber no que cremos determinará o nosso comportamento e, finalmente enterder por quê cremos determinará o nosso destino.

Se tivermos um conhecimento limitado ou impreciso acerca de quem somos em Cristo, isso afetará o nosso caráter. Se nós não conhecemos a vontade de Deus exatamente como a Bíblia ensina, nós podemos nos comportar de maneira contrária as Escrituras ou podemos deixar de fazer coisas que a Bíblia não nos proíbe de fazer. Se não conhecemos precisamente o caminho da salvação, nosso destino pode ser comprometido para sempre. 

É o estudo teológico sério e saudável que nos ajuda a ter o conhecimento correto destas coisas e, consequentemente, a segurança que advém de tal conhecimento.


Pb. José Orlando da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário